O conceito de inovação em produto está ligado à implementação de um novo bem ou serviço – ou significativamente melhorados – para a empresa ou para o mercado. A inovação em produto é o resultado do trabalho de empresas industriais e do agronegócio na forma de um bem material. Por outro lado, a inovação em serviço é o resultado de atividade que não tem a forma de um bem material e atende a uma necessidade. 
Para a inovação em produto acontecer é necessário apenas passar a usar tecnologias novas ou combinação inteligente das existentes

Para a inovação em produto acontecer é necessário apenas passar a usar tecnologias novas ou combinação inteligente das existentes

Inovação de produto ou de serviço só é reconhecida como tal quando o bem material ou imaterial é aceito pelo mercado. Em outras palavras, a empresa precisa realizar ganhos para a empresa com os novos produtos e serviços. No entanto, há uma pequena diferença entre inovação para o mercado e inovação para a empresa. A primeira acontece quando o negócio lança pioneiramente um produto ou serviço, já a segunda quando um empreendimento lança um produto ou serviço que já exista no mercado.

Melhorias 

Melhorias incrementais na prestação do serviço por melhor atendimento e cortesia de atendentes não se configura inovação em serviço, mas sim de marketing

Melhorias incrementais na prestação do serviço por melhor atendimento e cortesia de atendentes não se configura inovação em serviço

 Também é inovação produtos ou serviços “significativamente melhorados”. E o que é isso? É a alteração nas características funcionais do produto melhorando seu uso, no caso de um bem. A mudança na funcionalidade de um serviço é uma inovação do tipo “significativamente melhorada”.

Atenção, não é uma inovação de produto introduzir alterações em um bem que não lhe tragam uma melhoria no seu uso ou desempenho. Por exemplo, não é inovação de produto alterar o formato ou o tamanho de um sabonete. Neste caso, o produto continua a funcionar como antes.

Claro que essas mudanças trazem agregação de valor ao produto e atende a necessidade do cliente, ainda que não seja um caso de inovação de produto. Houve, sim, inovação de marketing. O mesmo se aplica para serviços: melhorias incrementais na prestação do serviço por melhor atendimento e cortesia de atendentes não se configura inovação em serviço, mas sim de marketing. 

Para a inovação em produto acontecer é necessário apenas a aplicação de recursos tecnológicos, ou seja, passar a usar tecnologias novas ou combinação inteligente das existentes. Já a inovação em serviço só acontece por meio da habilitação e capacitação dos funcionários da empresa, ou seja, eles precisam de “feeling” e treinamento para conceber ou implementar a inovação em serviço.