A compra de uma máquina nova é inovação em processo produtivo

A forma mais comum de se inovar em processo produtivo é investir em novo maquinário ou melhorar substancialmente um já existente

A inovação em processo produtivo ou em distribuição é a implementação de um método completamente novo de produção e distribuição. Um exemplo é a melhoria significativa de um método já existente. Neste caso de inovação, o conceito também está ligado à IMPLEMENTAÇÃO de algo novo. Só há inovação em processo produtivo e em distribuição quando a empresa EFETIVAMENTE UTILIZA em suas operações do dia-a-dia novos métodos que desenvolveu ou melhorou ou adquiriu.

Processos Produtivos
A forma mais comum de se inovar em processo produtivo é investir em novo maquinário ou melhorar substancialmente um já existente. É possível ainda inovar em processo produtivo por meio da introdução de nova organização do sistema produtivo, dotando-o de recursos de automação mais eficientes e capazes.

A aquisição de softwares mais eficientes ou a substancial melhoria de um já existente, usados na produção, é outra forma bem comum de se inovar em processo produtivo. Além disso, o empresário pode introduzir uma nova tecnologia ou combinar e melhor tecnologias já em uso pela empresa a fim de conquistar métodos mais eficientes de produção.

Exemplo: uma fabricante paulista de registros e acessórios para canalização para fluidos industriais não conseguia aumentar sua receita por ter gargalo na produção. Para resolver o problema, queriam comprar outro torno CNC – equipamento automático com comandado por programa informático –, mas encontraram dificuldades de financiar a segunda máquina por causa de seu alto custo.  Após análise da situação, percebeu-se que havia na empresa outros equipamentos – tornos manuais, furadeiras, frezas – em ociosidade e poderiam executar algumas operações que sobrecarregavam o CNC. A fabricante re-programou suas operações, com isso o CNC passou a produzir mais e a fábrica conseguiu aumentar sua produção e seu faturamento em 20%. Esta é uma inovação incremental em processo produtivo.

Atividade Inovativa
Segundo a Pesquisa de Inovação Tecnológica (Pintec) 2005 – avalia a capacidade inovativa das indústrias nacionais –, a aquisição de novos equipamentos é o maior percentual da atividade inovativa em relação à receita líquida de vendas na indústria brasileira. Este tipo de investimento é predominante nas grandes e médias empresas e ocorre em menor escala nos micro e pequenos negócios (MPEs), que enfrentam maiores dificuldades de caixa e de crédito.

Sondagem realizada pelo SEBRAE/SP, na qual foram entrevistadas exclusivamente MPEs dos setores industrial, de serviços e do comércio, mostra que a aquisição em máquinas e equipamentos vem em 3º lugar no ranking das atividades de inovação. Dos entrevistados, apenas 9% compraram maquinário, enquanto 14% investiram em atividades de novos processos e produtos e 10% apostaram na informatização. Portanto, nas micro e pequenas empresas a inovação em processos tem maior expressão nas atividades de inovação incremental do que no investimento em novos equipamentos.