O empresário João Pedro Oliveira, de Macapá (AP), tem um trailer onde vende refeições e lanches há três anos. Ele pediu ideias para inovar o cardápio e o seu negócio. “Na nossa região, o açaí serve como um alimento. Gostaria de poder melhorar servindo outros pratos com esse alimento. De que forma posso melhorar?”

Confira as dicas dadas pelo Faça Diferente:

O açaí é um alimento muito importante na dieta de diversos estados, podendo ser consumido de diversas formas, incluindo sucos, doces, geléias e sorvetes.
Inicialmente o açaí deve ser despolpado em máquina própria ou amassado manualmente (depois de ficar de molho na água), para que a polpa se solte, e misturada com água, se transforme em um suco grosso, também conhecido como vinho do açaí.

O açaí pode ser consumido puro, mas para torná-lo economicamente viável, geralmente costuma-se misturá-lo com água para dar mais volume, ou até amido para se obter mais consistência.

A forma tradicional de se consumir o açaí é gelado, com farinha de mandioca ou tapioca. Em muitas regiões o açaí é preparado da polpa congelada, batida com xarope de guaraná, formando uma pasta similar ao sorvete. Esta pasta pode ser consumida pura ou com a adição de frutas e cereais, mais conhecida como “açaí na tigela” e muito apreciada por frequentadores de academias e desportistas.

Pode-se também fazer um pirão do açaí com farinha, acompanhando um peixe assado ou camarão.

Na internet, você encontra mais receitas utilizando o açaí, como Pudim de Açaí, Frango Grelhado com Molho de Açaí e Salada de Folhas e Flores com Molho de Açaí.