logo_saiba_mais_menorO marketing é a ferramenta que une o cliente ao produto. Por mais que a mercadoria seja de boa procedência, o interesse da clientela somente será despertado se as estratégias de marketing forem eficazes. O planejamento deve contemplar desde a localização do ponto de venda, passando por promoções, até o bom atendimento prestado pelo funcionário. Uma vez atraído ao estabelecimento, o consumidor atesta a qualidade dos produtos e serviços oferecidos e torna-se fiel à empresa, podendo, inclusive, dar a dica aos amigos.

O programa de rádio de hoje Faça Diferente, criada pelo Sebrae para divulgar a cultura da inovação, destacou o bar e restaurante Calaf, localizado em Brasília. A capital do país não tem boa reputação quando o assunto é tempo de vida de bares e casas noturnas. Geralmente, elas lotam quando ainda são novidade, mas logo caem no esquecimento e fecham as portas. O Calaf é a exceção à regra. Há 19 anos no mercado, a empresa consegue manter-se como um dos principais “points” da cidade.

O proprietário do negócio, Venceslau Calaf, garantiu o sucesso do empreendimento no momento em que somou uma série de táticas eficazes. A primeira delas foi a escolha do ponto de venda. O Calaf está localizado em um setor bancário de Brasília, por onde transitam milhares de executivos por dia. Na hora do almoço, a empresa oferece buffet de alto padrão, para atender a visível demanda. Já durante a noite, o empreendimento transforma-se em uma casa de shows. O bar consegue situar-se bem no centro da cidade e, mesmo assim, não incomodar a vizinhança com som alto, tendo em vista que o bairro é composto exclusivamente por empresas e fica distante de quadras residenciais.

Outro êxito do Calaf refere-se às promoções e à interação com o cliente. O empreendedor não tem contrato de exclusividade com marcas de bebida e se preocupa em perguntar o que o consumidor deseja. Fora isso, ele faz promoções do tipo “chopp em dobro” e cartões fidelidade, que são iniciativas bem aceitas pelo público. O bar ainda mantém clima alegre e convidativo, o que o destaca como um dos principais pontos de encontro da cidade.

Principais estratégias de marketing

Assim como o dono do Calaf, você, empresário deve escolher o local onde montará o seu negócio com muita cautela. O primeiro passo é pesquisar os lugares que seu público alvo frequenta. Se seus clientes são turistas, que tal montar lojas no aeroporto, rodoviária e perto das principais atrações culturais? Se são estudantes, uma boa pedida é erguer o empreendimento próximo a escolas e universidades.

Outra conhecida estratégia de marketing está relacionada a promoções e brindes. Os consumidores costumam ficar fascinados por essas oportunidades de negócio. Mesmo quando os clientes não precisam do produto no momento, muitos acreditam que levam vantagem na compra e sucumbem à tentação. Você, empresário, deve planejar os descontos para as épocas em que os clientes têm dinheiro e quando há sobra de mercadorias em estoque.

A elaboração de cadastro é uma boa oportunidade para manter contato com os clientes. A ficha a ser preenchida não deve ser muito extensa. Apenas nome, data de nascimento e e-mail são necessários. Dessa forma, você pode convidar o consumidor a retornar à loja em época de lançamentos, promoções ou mesmo para oferecer-lhe um brinde de aniversário. O cartão fidelidade também é uma estratégia de marketing que seduz a clientela, que prefere fazer compras nos estabelecimentos onde podem adiar o pagamento para o fim do mês e participar de programa de pontos para receber produtos de graça.

Até mesmo a forma de dispor os produtos na prateleira pode ser pensada sob o ponto de vista do marketing. Colocar produtos complementares uns ao lado dos outros é uma forma de despertar o ímpeto consumista. Se um consumidor vai ao supermercado e encontra a caixinha de creme de leite ao lado do pote de champignon, ele pode ter a ideia de fazer estrogonofe para o jantar. Mas se os dois produtos estivessem separados, talvez a ideia do prato nem passasse pela cabeça do consumidor.

Outra tática que pode ser utilizada por você, empresário, para atrair novos clientes, é a combinação dos seus produtos com novos serviços. Se você tem um estabelecimento comercial em uma área onde é difícil estacionar, quem sabe contratar manobristas não seria uma boa ideia? Música ao vivo, brinquedoteca, entrega em casa… Várias facilidades podem ser oferecidas ao seu cliente para aumentar as vendas dos seus produtos principais.

O último e principal conselho que o Sebrae pode lhe dar é: invista no seu funcionário para melhorar o atendimento ao cliente. Proporcione cursos de capacitação e dedique parte do seu tempo para dar dicas à sua equipe sobre como lidar com a clientela. O consumidor bem acolhido sempre retornará à sua loja. Aposte nessa ideia e estude e aplique as estratégias de marketing. Muitas vezes, a inovação não está na fabricação de um produto, mas na maneira de apresentá-lo aos compradores.

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