logo_saiba_mais_menorA criatividade é uma capacidade inerente ao ser humano. Todos nós temos a habilidade de encontrar saídas para problemas, inventar objetos e procurar outras maneiras de executar atividades. Mas, muitas vezes, o estresse e as dificuldades do dia-a-dia minam a criatividade e é difícil fugir do lugar comum ou das velhas práticas. Foi por essa razão que o Sebrae criou a Rede de Conhecimento Faça Diferente. Assim, os empresários ouvintes deixam os maus hábitos de lado e seguem em direção da busca contínua pela inovação. Os programas de rádio que integram o projeto divulgam histórias de empreendedores de sucesso, que apesar de todos os desafios impostos pelo mundo dos negócios, mantiveram-se criativos e prontos para novas empreitadas.

Você ouviu hoje a história do empreendedor Amaury Carvas, proprietário da empresa Fatto a Mano, que produz e vende massas caseiras. Os principais clientes do negócio são restaurantes, hotéis e empórios sofisticados de São Paulo. Além de estar sempre experimentando outros ingredientes, Amaury usa táticas criativas para abordar potenciais consumidores. Em vez de procurar os proprietários dos estabelecimentos e simplesmente oferecer as massas, o empresário pede para falar com a nutricionista responsável pela cozinha. Amaury finge estar entrando em contato para pedir dicas sobre produtos de limpeza e ingredientes. Dessa forma, a especialista fica sabendo que os produtos dele são feitos com qualidade e higiene.

A criatividade do empreendedor permitiu que ele se destacasse entre todos os outros fornecedores de massa. Você, empresário, pode seguir esse exemplo e começar a imaginar formas inovadoras de se comunicar com os clientes, de apresentar suas mercadorias e, até mesmo, de fabricar seu produto. Uma ideia criativa puxa outra e, assim, sua empresa estará sempre inovando. Por isso, não se acomode! É preciso estar sempre pensando na próxima inovação, por mais que seu negócio já colecione sucessos de mercado.

Estímulo constante

Uma palavra é essencial para que o estímulo à criatividade seja constante: motivação. Mesmo diante das dificuldades de tocar uma micro ou pequena empresa, é fundamental que os empreendedores estejam sempre abertos a novas empreitadas e ideias diferentes. Isso não vale apenas para o gerente ou dono do negócio. Funcionários motivados são aqueles que estão sempre bolando novos projetos para apresentar ao chefe. Dessa forma, você, empresário, não precisa contar apenas com seu próprio potencial criativo. Os empregados do seu empreendimento também podem dar sugestões de como aumentar os lucros do negócio.

A melhor forma (e a mais barata) de motivar os funcionários é por meio do reconhecimento. O trabalhador que tem o esforço reconhecido pelo chefe é muito mais dedicado do que aquele cujo trabalho é ignorado pelo patrão. Portanto, não deixe de notar os feitos e as metas alcançadas por sua equipe. Assim, os empregados tornam-se seus colaboradores e começam a exercitar a criatividade em prol da sua empresa.

Inovar em momentos de dificuldade ou bonança?

É muito mais fácil ser criativo quando os negócios vão bem. Aproveite as boas fases para planejar as próximas inovações! No momento em que as contas estão no vermelho, os concorrentes estão se destacando e os clientes estão menos assíduos, os empresários tendem a não enxergar saída para o problema. No entanto, excelentes ideias podem surgir em momentos de dificuldade. Por essa razão, não se deixe levar pela onda de pessimismo.

Se os negócios estiverem indo pelo caminho errado, pare e reflita sobre a sua empresa. Passe a observar funcionários, clientes e produtos. Analise a concorrência e note seus erros e acertos. A partir daí, respire fundo, relaxe e deixe a criatividade aflorar. Quem inova por necessidade altera completamente o rumo da empresa. Não pense que inovação é uma meta difícil de ser atingida. Procure fontes de conhecimento, pesquise sobre seu ramo de atuação e faça diferente dos outros! O conselho parece simples demais? O motivo é que inovar é realmente simples, pelo menos mais simples do você pensa.

Não se esqueça que os consultores do Sebrae estarão sempre dispostos a dar uma mãozinha para seus negócios. Duas mentes criativas são melhores do que apenas uma. Se você somar as ideias dos seus funcionários, então… Una-se a seus potenciais aliados e inove!