O jovem Germano está cursando o ensino médio e fazendo uma capacitação técnica em informática. Ele quer se tornar um empreendedor e pediu ajuda para o blog Faça Diferente. “Pretendo fazer uma faculdade de administração e montar uma loja de computadores. O que eu preciso fazer? Ganharei uma boa renda boa?”

Confira as orientações do blog Faça Diferente:

1. Iniciando um negócio

É bom saber que há jovens como você, que têm esse espírito empreendedor e começam a buscar a realização de seus sonhos. A transformação de uma idéia em negócios perpassa necessariamente pela elaboração de um estudo, que proporcionará uma visão ampla da empresa que deseja montar.

Esse estudo dará origem a um documento chamado plano de negócios, que o fará refletir, pesquisar e responder algumas perguntas:

Que tipo de negócio eu quero montar?

Que tipo de serviços e/ou produtos eu quero oferecer?

Qual é o meu mercado? Qual o tamanho desse mercado?

Quem são meus concorrentes?

Qual será o meu diferencial competitivo?

Como vou divulgar meu empreendimento?

Quanto vai custar a para montar meu empreendimento?

Quanto vai custar para operacionalizar meu empreendimento (capital de giro)?

A partir destas respostas, você poderá avaliar se o empreendimento é factível ou não e se os recursos para abrir sua loja estão disponíveis ou não. Se não houver dinheiro, onde estão e como buscar.

2. Capacitação

Aconselhamo-lo a fazer alguns cursos do Sebrae que te ajudariam muito a entender o mundo dos negócios. Entre as opções, o IPGN (Iniciando O Pequeno Grande Negócio) e o Apreendendo a empreender são excelentes escolhas. Entre no site www.ead.sebrae.com.br, lá encontrará as informações necessárias para seu cadastramento e acesso aos cursos, que são gratuitos.

Se você estiver interessado em iniciar um estudo sobre sua futura loja, o Sebrae disponibiliza um modelo de plano de negócios que você poderá baixar pela internet.

3. Renda

Toda pessoa que monta uma empresa tem objetivo ganhar dinheiro. Agora, se será muito ou pouco, isso vai depender de uma serie de fatores que serão analisados no seu plano de negócios, no momento em que decidir abrir efetivamente sua loja.

Cabe ressaltar que o plano evitará que invista de forma errada ou indicará que seu empreendimento tem grande probabilidade de ser sucesso, mas não garante que ele será sucesso.

Saiba Mais
Educação Sebrae

Plano de negócios