Fátima Emediato
Agência Sebrae de Notícias/Sebrae BA

Empresário conquista novos mercados com produto inovador: acarajé congelado

Empresário conquista novos mercados com produto inovador: acarajé congelado

Quem podia imaginar que o tradicional acarajé, feito pelas baianas vestidas a caráter, poderia ter uma inovação para agregar valor e atender outros mercados? O empresário baiano Ubiratan Sales decidiu inovar depois de ter dificuldade para levar o acarajé feito em Salvador para os amigos que moram em outros estados. Ubiratan explica que comprava o acarajé nas tradicionais baianas de Salvador, mas na maioria das vezes o produto azedava em virtude de conexões dos vôos. “Eu trabalhava em uma empresa de alimentos que vendia salgados. A partir daí, com o apoio de engenheiros de alimentos e depois de oito meses de trabalho, conseguimos produzir o acarajé congelado, preservando o sabor e crocância dos quitutes vendidos pelas baianas”, garante Ubiratan.

O kit de acarajé congelado é vendido em uma caixa tamanho 15×15 com um saquinho contendo 9 pequenas unidades em torno de 25 gramas cada um. Em outro saquinho o vatapá congelado e por último o saquinho com as porções de camarão seco e defumado temperado com dendé, cebola, alho e tempero verde, além da porção de pimenta. Tanto o vatapá quando o camarão podem ser aquecidos em banho maria ou em temperatura ambiente. Mas para garantir a crocância os bolinhos de acarajé congelados devem ser descongelados em forno elétrico ou a gás.

A caixa com 9 unidades é vendida ao consumidor entre R$ 9,50 a R$ 11,00 e a caixa maior com 40 unidades em torno de R$ 40. De acordo com o empresário o sucesso do acarajé congelado se deve à qualidade e a boa origem de seus ingredientes. O camarão, por exemplo, vem de criatórios. No Sebrae Ubiratan aprendeu com os consultores a verificar in loco a aceitação de seu produto nos supermercados. Ele percebeu que o consumidor adorava o acarajé nas degustações feitas nos supermercados, mas não levava o produto porque preferia comprar na baiana de rua, onde tradicionalmente é cliente.

“A partir desta constatação percebi que nosso grande mercado era na verdade supermercados fora da Bahia, os grandes eventos, como os organizados pela Bahiatursa em outros estados, lojas de conveniência em Salvador, e as vendas delivery por telefone, além dos camarotes de carnaval, que foi um sucesso. Tivemos camarote que encomendou 7.500 acarajés. Em setembro do ano passado vendemos 2.666 caixas de acarajés para a rede Sam´s Club de São Paulo”, comemora o empresário que está em negociação com a Infraero para montar uma revenda do acarajé congelado no aeroporto de Salvador

Faça diferente

O acarajé congelado será uma das atrações entre as 13 vitrines de inovação montada na Feira do Empreendedor no estande “Faça Diferente – Inovar é um ótimo negócio”. De acordo com a coordenadora da Unidade de Inovação e Acesso a Tecnologia do Sebrae Bahia, Márcia Suêde Motta, o estande vai mostrar entre outras coisas a importância da inovação para os pequenos negócios, os programas de apoio à inovação e tecnologia; as entidades de desenvolvimento e aperfeiçoamento tecnológico; os cases de sucesso; formas de acesso a inovação e a tecnologia e os produtos inovadores de empresas, incubadoras, concursos idéias inovadoras, Núcleos de Inovação e Tecnologia e Programa de Bolsa de Extensionismo.

De acordo com a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2008, o País possui uma das mais baixas taxas de lançamento de produtos novos e de uso de tecnologias disponíveis há menos de um ano no mercado. Isto se deve, em grande parte, ao fato da inovação ser vista como um “bicho de sete cabeças” e algo possível somente para grandes empresas.

“Nosso objetivo é mostrar aos visitantes da Feira que inovação é acessível e simples e que a sua prática é uma estratégia fundamental para a melhoria da competitividade dos pequenos negócios. Teremos 13 vitrines que mostrarão experiências de sucesso de empresas que promoveram inovações e com isso conseguiram ampliar seus negócios, além de produtos inovadores que se mostram como excelentes oportunidades de negócios”, destaca Marcia Suêde.

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