logo_saiba_mais_menorO programa de rádio de hoje da Rede de Conhecimento Faça Diferente tratou sobre um tipo de negócio bem específico: Lan houses. Um empresário de Tauá (CE) perguntou aos consultores do Sebrae como poderia inovar nesse tipo de empreendimento. Convidada a responder a questão, a especialista em inovação Simone Cornelsen recomendou que o empreendedor diversificasse os serviços oferecidos aos clientes e passasse a conhecer melhor o perfil dos consumidores que frequentam a loja. Assim, o dono do negócio consegue elaborar com mais precisão estratégias de marketing que aumentem o número de fregueses e fidelizem a clientela.

Para que uma empresa cresça e se mantenha viva no mercado, é necessário estar sempre melhorando a qualidade de produtos e serviços oferecidos pela empresa. É preciso ainda conhecer melhor os clientes que já prestigiam o estabelecimento e os consumidores que ainda precisam ser conquistados. Inovar em serviço também significa estreitar o relacionamento com a freguesia. As Lan Houses são negócios sintonizados com tecnologia. Se você, empresário, é dono de uma dessas lojas, procure se atualizar constantemente sobre as novidades lançadas pelo mercado em relação a jogos e softwares.

Além disso, é preciso estar de olho nas estratégias que a concorrência têm adotado para conquistar os clientes. Perceba em que áreas os concorrentes erram e acertam. Adote medidas para que sua empresa não cometa os mesmos erros e utilize os acertos alheios como inspiração para oferecer um serviço ainda melhor aos consumidores.

Públicos diferenciados

Normalmente, as Lan houses atraem consumidores com perfis muito distintos. O público é formado por adolescentes hipnotizados por jogos de computador, estudantes que não possuem PC em casa e precisam fazer trabalhos de escola, por turistas que desejam acessar e-mail e enviar mensagens aos amigos, por profissionais que viajam constantemente a trabalho e necessitam acessar e formular documentos, entre outros tipos de clientes.

Por essa razão, é preciso, primeiramente, criar meios de conhecer melhor as necessidades da sua clientela. Que tal elaborar um questionário para saber se os consumidores estão satisfeitos com os serviços prestados pela sua empresa e em que pontos a seu negócio poderia melhorar? O Sebrae possui ótimos consultores, mas ninguém melhor do que o cliente para informar os êxitos e os fracassos do seu empreendimento.

Uma dica é criar promoções nos horários em que a Lan House é pouco procurada. Assim, você conquista novos clientes e se diferencia da concorrência. Outra sugestão pode ser diversificar sua empresa. O que você pensa de oferecer serviços de impressão, diagramação e ajuda para executar trabalhos no computador? Uma boa saída poderia ser a inauguração de uma lanchonete dentro do próprio estabelecimento. Lojas completas atraem mais os consumidores, pois atendem necessidades distintas.

Quem sabe uma outra boa alternativa não seria oferecer curso de informática em horários de pouco movimento na loja? Aulas dirigidas à terceira idade ou a pessoas que precisam melhorar o currículo podem se tornar em uma ótima oportunidade de negócio. Você, empresário, também pode ofertar pacotes de serviços e conceder facilidades à freguesia mais antiga. Assim, você fideliza a clientela e estimula os novos clientes a passar a frequentar a loja em busca do futuro benefício.

Inovar não é difícil, nem caro. Basta um pouco de imaginação, esperteza e iniciativa para oferecer produtos e serviços até então ignorados pela concorrência. Estimule seu poder de observação, busque auxílio de quem entende do assunto e inove! Ouse nos negócios, acumule mais clientes e se destaque no mercado.

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