ilustra120Inovação é coisa de gente como nós. “Estamos a frente tem uns 10 anos, e não é que somos mais espertos ou inteligente que ninguém, apenas juntamos algo já existente, que é utilizado. Infelizmente ninguém tinha pensado ainda em juntar as duas coisas.”, conta Railton Lima, da Railton Faz, em Sergipe.

O Railtom exporta máquinas que transformam vários tipos de resíduo em energia. Ele foi personagem de um dos programas sobre inovação que o Sebrae apresentou aqui nos últimos meses, mostrando que a pequena empresa inovadora é realidade no Brasil.

Este é o cado do Humberto Cabral, dono da Embafort, no Paraná. “Transformamos passivo ambiental em ativo econômico, ou seja, reciclamos embalagens que vem do mundo inteirove reduzimos em 60% o volume de madeira. Criamos um novo conceito no mercado! Isso é conhecimento aplicado e competência. O alemão ficou besta de ver.”

E teve mais alemão nas nossas histórias. Dessa vez como consultores de um projeto barato de reutilização de água. Assim, o Edilson de Lima pode instalar uma lavanderia industrial no pólo textil de Caruarú, região carente de recursos hídricos.

“O pessoal da Alemanha não deixou eu colocar filtros, não deixou colocar nada. Eu tenho simplesmente uma peneira e um decantador e uma caixa de fibras para por o produto. Isso é proposital, não foi feito por acaso!”, relata Edilson.

Consultoria

Muitas vezes, a consultoria está disponível na internet! O carioca Izio Masur, que fabrica equipamentos odontológicos, resolveu um problemão acessando o SBRT (Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas). “Aquilo que achávamos que era uma coisa do outro mundo, na verdade foi uma descoberta muito simples. Após o técnico avaliar, ele verificou que uma das furações da passagem de ar tinha uma diferença de 0.4 milímetros, que foi a diferença entre o equipamento funcionar e não funcionar.”

Quer dizer, recursos existem! Para acessá-los, o principal é ter atitude, sair da acomodação. É o que o paranaense Jacson Polezzi faz quando vai buscar crédito no banco onde é cliente. “Eu fui dar uma palestra a convite do Sebrae. Eu falei para o pessoal: ‘olha gente, vocês agem como empregados do banco enquanto eu ajo como patrão. Gente, eu consigo as menores taxas, pago o menor juro do banco.’ É um perigo falar isso daí, e é capaz de não me liberarem mais por causa disso, mas eu consigo empréstimo no banco sem dar garantia.”

Estes são alguns exemplos entre centenas de soluções criativas e baratas para inovar. No rádio a série termina aqui, mas a conversa sobre inovação não termina nunca. No site www.sebrae.com.br, especialmente no blog Faça Diferente, você pode ouvir todos os programas e se conectar ao universo da inovação.  Ou se preferir, basta telefonar e perguntar o que precisa: 0800 570 0800.

Saiba mais
Portal Sebrae
0800 570 0800
inove@sebrae.com.br

Site da inovação