A internauta Margarete escreveu para o Faça Diferente pedindo orientação sobre como organizar a loja da mãe e fazer o controle e expor os produtos. A empreendedora tem um armarinho há 22 anos no Rio de Janeiro. O negócio tem três funcionários e vende material de papelaria e para festas, presentes, utensílios para cozinha e bijuterias.

“Toda a mercadoria fica em caixas de papelão. Há vários aramados e balcões diferentes. Apesar da loja ter um tamanho razoável, o cliente entra apertado, pois minha mãe acredita que toda mercadoria tem que estar à vista para ser vendida. Queria uma indicação de um profissional para nos ajudar a organizar a loja, isso tornaria o seu trabalho muito mais fácil”.

Leia as dicas dos consultores do Sebrae sobre como organizar uma loja para atrair a clientela:

1) Saiba mais sobre seu negócio

A primeira coisa é se atualizar sobre seu ramo de atuação. No Idéias de Negócios – site com informações com vários tipos de atividades empresariais –, o Sebrae apresenta informações importantes sobre como manter armarinhos de sucesso. Acesse o link e veja como melhorar o seu negócio.

2) Organização da loja

Existem várias formas para organizar o estabelecimento e cada empresário poderá criar sua própria sistemática de produção e organização. O importante é que a organização dê comodidade ao cliente. O sucesso depende de criatividade, administração segura, diversificação dos estoques, decoração adequada e funcionalidade no arranjo físico do estabelecimento.

Para que você mantenha seu estabelecimento organizado e consiga atender à demanda dos clientes, torna-se necessário avaliar as seguintes questões:

a) A organização e exposição dos produtos merecem toda a atenção. A área de exposição dos produtos à venda e de circulação de clientes deve ser bem iluminada e com decoração leve. Os produtos devem ser expostos em gôndolas, vitrines ou em balcões transparentes e devem ter boa visibilidade;

b) As gôndolas e os corredores são super importantes dentro da loja, uma vez que oferecerem facilidade de circulação do público dentro do estabelecimento. Para que a loja não dê impressão de estar vazia, não deixe espaços desocupados muito amplos. Coloque produtos essenciais mais ao fundo, isso faz com que o público percorra toda a loja;

c) Os artigos em promoção devem ser colocados separadamente dos demais para que os clientes possam percebê-los com maior facilidade. Mantenha sempre na entrada da loja alguns itens em oferta a fim de atrair seus clientes;

d) No balcão de atendimento, os clientes farão seus pedidos e serão atendidos. Eventualmente você também poderá expor no balcão artigos e acessórios sazonais diferenciados, como enfeites natalinos, cartões e artigos mais valiosos para presente;

e) A embalagem e a entrega dos produtos adquiridos poderão ficar em área separada do balcão de atendimento, mas deve estar próximo ao caixa;

f) A área do caixa deve ser destinada apenas ao recebimento do valor das vendas e ao processamento dos pedidos;

g) A área de administração deve incluir as atividades de compra e relacionamento com fornecedores, controle de estoques, controles de contas a pagar, atividades de recursos humanos, controles financeiros e de contas bancárias, acompanhamento do desempenho do negócio e outras atividades necessárias para o bom andamento do empreendimento;

h) A área do estoque pode ficar em área separada mas perto da administração, para facilitar o seu controle e armazenamento.

3) Saiba mais

No Portal Sebrae, você acessa outras informações interessantes para o sucesso do seu negócio:

- 10 erros em um ponto de venda, de José Carmo Vieira de Oliveira;

- Como modernizar o ponto de venda.

4) Balcão Sebrae

Caso necessite de ajuda para o esclarecimento de outras dúvidas, ligue 0800 570 0800 e agende uma visita a uma unidade do Sebrae no Rio de Janeiro. Desta forma, antes de se decidir por um projeto de alteração no layout do seu estabelecimento, o ideal seria procurar o auxílio de um consultor para lhe orientará sobre a melhor disposição dos produtos, levando em consideração as particularidades do seu negócio.