Viviane Mendes cria negócio inovador a partir da sua visão de oportunidade de negócio e conhecimento

Viviane Mendes cria negócio inovador a partir de sua visão de oportunidade de negócio e conhecimento

Idéias de negócios inovadores podem surgir ao observar as demandas do mercado. Este é o caso do Vitrinepix, portal no qual é possível criar, comprar e vender camisetas personalizadas. A idealizadora do site é a publicitária Viviane Mendes, que percebeu que no Brasil não havia empresas que produzissem e vendessem na internet camisetas personalizadas de qualidade.

“Percebi uma grande lacuna no mercado ao tentar personalizar e comprar uma camiseta pela internet. Os recursos eram limitados e o resultado final não me agradou”, relembra a empresária.

O Vitrinepix é inovador porque Viviane uniu o conceito de comércio eletrônico com o de web colaborativa – também chamada de web 2.0 – para vender camisetas personalizadas. Para desenvolver a solução, a publicitária utilizou a experiência de quase 15 anos à frente de projetos para a Internet.

O portal funciona como uma ferramenta por meio da qual os internautas podem transformar criatividade em camisetas. Os usuários podem criar, sem qualquer custo, suas lojas virtuais e vender as camisetas que desenham. O próprio usuário define o nome e layout da sua loja, cria os produtos online e ainda indica quanto quer ganhar (em dinheiro) por cada camiseta vendida. É uma grande oportunidade para designers ou outros empreendimentos colocarem seus produtos no mercado sem gastar com o desenvolvimento de site.

“Quando um lojista exibe a camiseta no Vitrinepix, entra em ação uma equipe especializada para certificar-se do cumprimento das regras do site, como direitos autorais, conteúdo ofensivo e imoral.”, acrescenta Viviane.

Se o internauta apenas quiser personalizar uma camiseta, pode inserir imagens e frases ou escolher entre as opções de estampas disponíveis no banco de imagens da Galeria Vitrinepix. Depois, é só concluir a criação e comprar sua camiseta. Outra alternativa é escolher uma camiseta já disponível entre as inúmeras à venda.

Características do negócio

O lucro do Vitrinepix vem da impressão das camisetas personalizadas. Segundo Viviane Mendes, os usuários só precisam se preocupar em usar a criatividade no desenvolvimento das estampas, e o resto fica por conta da Vitrinepix: qualidade das camisetas, a segurança das transações de venda, a manutenção e hospedagem das lojas, a confecção e entrega dos produtos.

O negócio utiliza tecnologia de estamparia digital composta por modernos equipamentos, alta qualidade gráfica e acabamento diferenciado. Utiliza tinta têxtil na produção, garantindo qualidade e durabilidade sem necessidade do uso de telas ou moldes – como na convencional técnica de estamparia silk screen.

“Graças a essa tecnologia conseguimos produzir as camisetas individualmente, sem quantidade mínima necessária e com grande rapidez”, esclarece Viviane. Também é possível estampar nas costas e mangas das camisetas.

Todos os pedidos feitos são produzidos individualmente, sob demanda. A partir da compra, a entrega é feita em até 48 horas úteis nas principais capitais. Moradores de outras cidades também podem fazer encomendas, no entanto, a entrega pode demorar um pouco mais.

Há seis meses no ar, o portal já conta com mais de um milhão de acessos, 30 mil modelos de camisetas e 10 mil lojas virtuais. Entre as lojas online do portal, os usuários podem visitar a do filme Tropa de Elite 2. O Vitrinepix firmou parceria com Zazen Produções para produzir e comercializar com exclusividade as camisetas oficiais do filme.

As compras podem ser feitas com cartões de crédito e boleto bancário. Embutidos no valor das camisetas estão os custos básicos de produção, que vão para o Vitrinepix, e o lucro do lojista. No final de cada mês, o portal transfere o dinheiro que o lojista lucrou com a loja virtual no Vitrinepix.

Parcerias também contribuem para que o portal seja lucrativo. A fabricação e o transporte das camisetas são terceirizados. O Vitrinepix faz a estampa, cuida da manutenção do portal e de toda a logística e estratégia do negócio. Para divulgar o portal, utilizou as redes sociais. Criou perfis no Facebook e no Twitter e em outras mídias sociais. Também contratou anúncios no Google.

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Vitrinepix

Crédito da foto: Vitrinepix