O Edson atua no setor de transporte escolar em Rio Claro (SP) há três anos. O negócio tem um funcionário. Ele quer diversificar o lucro. Tem algumas ideias mas não sabe em qual investir. “Gostaria de ideias para alavancar o meu ramo de negocio. Poderia fazer turismo, transporte de funcionários e excursões.”

Confira as dicas do Consultor Sebrae:

Você mesmo já colocou várias ideias sobre o que poderia fazer, agora basta lembrar que cada uma delas tem sua forma de trabalhar.

Transporte de funcionários

Para fazer o transporte de funcionários, você terá que fazer um levantamento das empresas em Rio Claro e arredores que utilizam transportes terceirizados para seus funcionários. Depois disso, terá que procurar esses empreendimentos e marcar reuniões com os responsáveis por essa área, e buscar vender seu serviço. Só cuidado porque muitas empresas fazem uma série de exigência quanto ao veículo, como estado de conservação, muitas vezes limitação de ano de fabricação, seguro etc.

Nem sempre essas empresas fazem contratação de pessoa física. Preferem trabalhar como uma empresa de transporte que tenha uma frota de veículos, para que numa eventual quebra de um dos carros seus funcionários não fiquem sem transporte.  Por outro lado, evitam qualquer tipo de vínculo empregatício.

Turismo

Você teria que se cadastrar junto a agências de turismo e/ou hotéis que fazem receptivo e tours pela região. Seria outra boa oportunidade. Entre em contato com essas empresas para verificar as exigências para seu cadastramento. Provavelmente você deverá ter que se cadastrar no mínimo como autônomo para poder fazer emissão de recibos.

No caso do turismo, você poderia fazer excursões com pequenos grupos. Para conquistar clientes, teria que anunciar seus serviços. Isso pode ser feito no boca a boca, junto aos seus conhecidos, como também pode criar alguns roteiros turísticos pela região e trabalhar uma parceria com hotéis para que estes o indiquem aos seus hóspedes.

Diversificação dos serviços

Na verdade você poderia abrir o leque de opções de trabalho em todas essas áreas. Claro que para isso é necessário infra-estrutura: uma van só não seria suficiente, acabaria perdendo clientes, pois não conseguirá atender a todos, principalmente em período escolar.

Além disso, precisará divulgar todas as suas atividades, e isso vai depender do tipo de público alvo que quer atingir. Se for receptivo para hotéis, é um tipo de divulgação; se for para transporte de empresa ou excursão, é outra. Cada público tem seu veículo próprio de comunicação.

Não sei se você é cadastrado como autônomo ou se tem uma empresa, mas se pretende entrar nesses ramos, comece a pensar em formalizar o negócio. As empresas não gostam muito de contratar pessoas físicas, pois isso mais tarde pode lhe trazer problemas jurídicos.