O internauta Sanny escreveu para o blog Faça Diferente querendo saber “quantos anos de empresa são necessários fazer um empréstimo para compra de máquinas e tecidos.” Ele é dono de uma empresa de confecções em Caruaru (PE), tem um funcionário e está no mercado há cinco anos.

Confira a resposta do Consultor Sebrae:

A sua empresa já tem tempo suficiente de existência para buscar esses financiamentos. O que é preciso ter é as garantias exigidas pelo banco e não ter seu nome comprometido junto ao SERASA.

Aquisição de máquinas

Há algumas linhas de crédito específicas para aquisição de máquinas, como o FINAME, uma linha de crédito própria para aquisição de equipamentos com juros baixos, prazos de carência e prazos de amortização longos. O FINAME é uma linha de crédito operada pelo BNDES e seus credenciados. A maioria dos bancos é credenciada do BNDES.

Segue uma lista de credenciados, nos quais poderá fazer o FINAME:

- ABC-Brasil, AF-TO, AFEAM, AFESP, AFParana, Alfa BI, Alfa CFI;

- Badesc, Banco do Brasil, Banco do Brasil Leasing, Bancoob, Bandes, Banese, Banestes, Banrisul BM, Bansicredi, Basa, BDMG, BES BI, Bicbanco, BNB, Bradesco BM, Bradesco Leasing, Brascan BM, BRB BM, BRDE, BRP BM, BTG Pactual, BV Leasing;

- Caixa RS, Caterpillar FI, CEF, Citibank BM, CNH BM, Cresol Baser, Cresol SC-RS;

- Daycoval BM, Desenbahia, Deutsche BK, Dibens Leasing, Direção CFI, DLL BM;

- Fibra BM, Fidis BM, FINEP;

- Goiasfomento, Guanabara BM;

- HSBC BM;

- Industrial BM, Indusval BM, Investe-Rio, Itaú BBA, Itaú BM, Itaú Leasing;

- John Deere BM;

- Mercedes BM, Mercedes Leasing, Moneo BM;

- Pine BM, Porto Real;

- Rabobank, Randon BM, Rendimento BM, Rodobens BM;

- Safra BM, Safra Leasing, Santander BM, Scania BM, Sofisa BM, Standard BI;

- Tribanco BM;

- Unibanco BM;

- Volkswagen BM, Volvo BM, Votorantim BM.

A vantagem do Finame é que sua máquina fica como garantia fiduciária do empréstimo, ou seja, o equipamento somente será sua após o término do pagamento.

Insumos

O Finame não pode ser usado para a aquisição de insumo. Para isso, é necessário capital de giro. Os bancos em geral possuem linhas para capital de giro e os juros são atrativos, da ordem de 3,2 a 3,5% ao mês.
Agora uma boa saída para as pequenas empresas é o cartão BNDES, que é um cartão que apresenta as seguintes vantagens:

- Crédito rotativo pré-aprovado;

- Financiamento automático em até 48 meses*;

- Prestações fixas e iguais;

- Taxa de juros atrativa (informada na página inicial do Portal do BNDES).

Com ele você pode adquirir insumos e no seu caso máquinas importadas de costura para ser utilizada na indústria da confecção.

Procure um dos bancos que operam com esse tipo de cartão e veja como obtê-lo. Atualmente, somente os bancos Bradesco, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Banco Nossa Caixa e Banrisul operam. Para obtenção do cartão é necessário que ter conta em desses bancos.