Auto center pode oferecer vantagens e descontos para funcionários e clientes do centro comercial

Em Joinvile (SC), o empreendedor Sérgio tem há oito meses um centro automotivo. Localizado em um shopping, o negócio vende pneus e escapamento, faz a revisão da suspensão e do freio, troca óleo e oferece lavagem ecológica.

Apesar da variedade de produtos e serviços, a loja enfrenta problemas. “Meu auto center é bem montado e fica num excelente ponto. Também tenho bons mecânicos. No entanto, a cada mês entramos mais no vermelho. Tenho poucos clientes para dar conta do alto custo do shopping. O que faço para atrair mais clientes? Qual melhor forma de divulgação?”, pergunta Sérgio para o Consultor Sebrae.

Entre as ações de divulgação, o dono do auto center apostou em anunciar num programa de rádio de esporte e colocou uma faixa na entrada do shopping. Também planeja fazer anúncios na rádio em dia de jogos de futebol.

Confira às dicas do Consultor Sebrae:

Ponto comercial

Apesar de atrair um grande número de pessoas, o shopping nem sempre é o melhor ponto. Não é todo tipo de negócio que vai se dar bem num centro comercial. No caso do auto center, pode não ser funcional estar em um shopping de lojas de varejo, pois boa parte do público que o frequenta é mulheres, que em geral não vão ao encontro desse tipo de serviço.

Para o seu tipo de negócio, a melhor escolha seria os shoppings especializados, onde é possível encontrar desde concessionárias e agências multimarcas de automóveis até prestadoras de serviços especializados, como a sua. Esses shoppings segmentam bem o mercado, ou seja, as pessoas que os frequentam vão para tratar de seus carros ou adquiri-los.

Apesar de não conhecer o shopping onde esta situada sua loja para poder fazer uma avaliação mais pontual, seria interessante verificar se realmente o auto center esta no melhor ponto.

Negócio recém-nascido

Por outro lado, sua loja é muito nova, e formar uma carteira de clientes adequada leva certo tempo. No início, nem sempre o negócio alcança os resultados esperados em curto prazo. Você acaba colocando dinheiro e não retirando, principalmente quando os custos para se manter uma loja são altos.

O que você pode fazer é buscar trabalhar algumas parcerias com lojas locais. Ofereça vale desconto para os seus clientes em serviços como a troca de óleo ou lavagem. Também é interessante mostrar a seus potenciais clientes que, enquanto estão fazendo suas compras, seus carros estarão sendo bem cuidados no seu auto center.

Outra idéia seria trabalhar promoções nos dias de maior movimento do shopping. Aproveitar datas comemorativas! Nesta semana, tem o Dia dos Pais, então, faça uma promoção nesse sentido.

Foque ainda a divulgação no público interno do shopping. Faça parcerias com outras empresas do centro comercial, e ofereça desconto aos funcionários dos parceiros. A vantagem disso é que o funcionário não terá que tirar sua única folga para ir arrumar seu carro, pois isso poderá ser feito durante seu expediente de serviço.

O importante é que essas ações e as outras que já prática farão com que centro automotivo seja conhecido.

Corte os gastos para sair do vermelho

Durante este período que o negócio está no vermelho, você deve controlar bem as entradas e saídas. Busque ainda trabalhar com seus custos os mais reduzidos possíveis até que conquiste uma clientela que pague as despesas da loja e lhe dê o lucro desejado.