A empreendedora Pretta Porto fabrica e vende bijuterias diferenciadas (brincos e pulseiras) em Florianópolis, Santa Catarina. “Sabemos que há no mercado inúmeros fabricantes, sem contar os que vêm da China. A concorrência é grande. Precisamos saber como colocar no mercado nossos produtos.”

A empresária escreveu para o Faça Diferente pedindo orientações sobre o melhor canal de vendas, se lojas ou sistema de revendedoras, e de divulgação. Ela quer divulgar os seus produtos mas dispõe de poucos recursos, já que o negócio está dando seus primeiros passos.

Confira a resposta do Consultor Sebrae:

Canal de vendas

Para disponibilizar suas bijuterias em lojas, você pode visitar estabelecimentos do mercado local e fazer a oferta de seus produtos. Entretanto, como você mesmo disse, o mercado é concorrido tanto em variedade como em preço, principalmente em relação aos produtos oriundos da China. Por esta razão, suas peças têm que ter diferencial ou preço para bater os concorrentes asiáticos, ou seja, ser uma bijuteria diferenciada, sair do comum a preços competitivos.

Você também poderá trabalhar com vendedoras de porta em porta, autônomas que levam suas peças em consignação, o que é comum nesse meio. A vendedora deixa um cheque caução pela mercadoria que está levando e, à medida que for vendendo, vai acertando com você. Esta forma de venda acaba fazendo que tenha muito capital girando nas mãos de outros.

Outra possibilidade é ter representantes comerciais, que com o apoio de catálogos de produtos, venderão para lojas em geral. Neste caso, terá que se preocupar com a produção, pois esses representantes estarão solicitando mercadorias a qualquer tempo e que pode ser em grande quantidade. Esses representantes trabalham mediante comissão.

Divulgação dos produtos

Você pode divulgar suas bijuterias em revistas especializadas – esta é uma opção relativamente mais caras – ou investir em publicidade num jornal local ou mesmo na web – Google AdWords ou sites especializados regionais em moda.

É importante que mantenha site para consulta de potenciais clientes, além disso, você pode vender pela internet.

Você pode investir na produção de folders para mostrar alguns de seus produtos. Esse material pode ser disponibilizado em lugares estratégicos para o seu negócio, ou seja, onde circula o seu público-alvo. O folder deve conter os seus contatos, assim fica fácil o cliente te localizar.